Nossa Senhora da Conceição

Festa de Nossa senhora da conceição

Data: Dezembro.
Local: Matriz.

sobre nossa senhora da conceição

Este título na verdade seria Imaculada Conceição ou seja Ana e Joaquim se encontraram no local chamado “Portão de Ouro” e Maria foi concebida sem o pecado original ou seja Imaculada Concepção que no Brasil ficou Imaculada Conceição ou simplesmente Conceição.

A Concepção de Maria é celebrada no dia 8 de dezembro e como a gravidez oficial de Santa Ana foi de exatos nove meses, Maria nasceu no dia 8 de setembro ( Natividade de Nossa Senhora).

Trata se de um título litúrgico, pelo qual os católicos professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original, e nasceu, portanto, sem o pecado original. Vale dizer: ela é toda santa, a cheia de graça, desde o momento de sua concepção

O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, com a Bula Ineffabilis Deus. Esta solene definição pontifícia foi resultado de um desenvolvimento da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. O calendário romano já incluia a festa em 1476. Contudo, no sétimo século esta celebração já existia no Oriente.

Em 1570, Pio V publicou o Novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando a obrigatória a toda cristandade. Quatro anos após a proclamação do dogma por Pio IX, Maria Santíssima apareceu a Bernadette Soubirous dizendo: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Em Portugal, o culto foi oficializado por Dom João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que fora aclamado a 1º de dezembro de 1640, quando se iniciava a oitava da festa da Imaculada Conceição. Seis anos depois, com a aprovação das Cortes de Lisboa, o rei dedicou à Virgem Imaculada o reino português. O solar da padroeira é Vila Viçosa, que deu seu nome a uma ordem honorífica instituída por Dom João VI em 1818, com a denominação de Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. Os Frades Menores Franciscanos foram os propagadores dessa devoção.

Sua festa é celebrada no dia 8 de dezembro.