Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Matriz

Por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, o templo teve sua construção iniciada ainda nas duas primeiras décadas do século XVIII, pois, em 1716, ali já se celebravam atos litúrgicos. Entretanto, só foi terminada externamente em 1770/74.

Imponente construção marcada por pilastras e cunhais de pedra, em elegantes proporções, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Prados, destaca-se por sua fachada, como exemplo de transição da arquitetura portuguesa, de proporções mais pesadas, para as soluções mais livres do barroco mineiro. No frontispício sobressai majestosa portada em esmerado trabalho de cantaria com curvas e contracurvas no seu enquadramento, além de motivos florais em relevo. Os arremates da obra foram de Agostinho José Dias e João Moreira.

Seu interior é em estilo rococó, nele observa-se rica ornamentação, em pintura e talha, acontecido em Minas, predominantemente, de 1760 até o final do século.

A nave possui conjunto de seis retábulos, de boa confecção, sendo quatro laterais e dois em chanfro no arco-cruzeiro, elaborados segundo o gosto rococó.

Fachada da Igreja Matriz

Detalhe do interior da Matriz

Ainda no espaço da nave o forro, em abobada de berço, recebe pintura nos painéis (em número de 12), que incluem representação dos Evangelistas e Doutores da Igreja. As imagens existentes são autênticas e originais e datam do século XVIII.

Na ornamentação destaca-se a capela-mor, parte mais suntuosa da Igreja, com imponente altar de sóbria talha rococó. O forro da capela-mor, em abobada de barrete de clérigo, apresenta frisos e talhas em dourado sobreposto ao tabuado que é pintado com fundo branco e com motivos florais formando guirlandas, de efeito excepcionalmente rico.

A edificação tem representatividade nacional, devido ao grande valor histórico, artístico e arquitetônico.

A matriz foi tombada pelo IPHAN em 1995, e nos últimos tempos, tem passado por restaurações na capela mor e nos altares laterais.

Altar mor

Vista da torre do sino da Matriz

Os três últimos bens históricos e artísticos que foram restaurados na Matriz:

os retábulos da N. Sr.ª das Dores e do Senhor dos Passos e o Púlpito.