Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Vista da Capela do Rosário

Sobre a Capela do Rosário

Capela do Rosário com a pintura antiga, antes da restauração

A Capela de Nossa Senhora do Rosário é de grande importância para a vida social de Prados. A iniciativa de sua construção coube à Irmandade do Rosário dos Pretos, que a concluiu em finais do século XVIII, por volta de 1770. Não se conhece a data exata do início das obras. Esta edificação foi concebida a partir da dedicação dos escravos.

Apoiados pela iniciativa da Irmandade do Rosário, esses sujeitos sociais conformaram em definitivo as suas experiências no universo religioso pradense... Apenas em meados do século XX, por volta dos anos 40, realizou-se o erguimento de uma torre lateral para que os sinos fossem colocados de forma mais destacada.

Tanto em termos de arquitetura, quanto ornamentação, predomina a simplicidade. A capela é de pequenas proporções e sua torre lateral única à direita, não constava do projeto arquitetônico original da igreja.

A fachada apresenta o corpo principal definido pelos robustos cunhais de massa que apresentam divisões horizontais e terminam com socos e embasamento de pedra.

O interior da capela é bastante simples, sendo o forro do nártex em friso. No interior da nave podem observar apenas um púlpito e um altar de chanfro, ambos do lado do Evangelho.

O forro da nave é alteado, com tábuas largas, apresentando pintura a óleo no cento.

Na capela-mor o retabulo é bem mais simples, com recortes em composição pobre que se baseia mais em elementos pintados.

O forro da capela-mor é alteado, apresentando uma pintura que representa a ressurreição de Cristo. Pintura de grande valor, restaurada por Jair Afonso Inácio, do IPHAN.

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Prados

I – Da origem: A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ainda existente em nossa Paróquia, é muito antiga. Sua origem remonta aproximadamente ao ano de 1825, quando foi, segundo atesta Dario Cardoso Vale, em seu livro Memória Histórica de Prados devidamente formalizado o chamado “compromisso” da irmandade. É interessante notar que a confirmação de tal compromisso foi pedida a sua Majestade Imperial Dom Pedro I. Transcrevemos a seguir o trecho da provisão de confirmação do Compromisso da Irmandade: “D. Pedro, pela graça de Deus (..). Faço saber que os irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, erecta na sua mesma Capela, no Arraial de Prados, Freguesia de N. Sr.ª da Conceição da Comarca do Rio das Mortes, do Bispado de Mariana. Me apresentaram terem feito o seu Compromisso (..), que ofereciam em minha Imperial presença, pedindo-me lhes fizesse a graça de lho confirmar (..) Hei por bem fazer mercê aos Suplicantes de lhes confirmar o seu Compromisso escrito neste livro, ...”

II – Dos reinados: A devoção a Nossa Senhora do Rosário está muito ligada ao povo negro, manifestando-se em festejos de cunho popular folclórico. Em Prados, embora há muito esquecida, a tradição dos Reinados não é menos antiga. O citado historiador transcreve em sua obra trecho dos Livros de Receitas e Despesas da Irmandade do Rosário com registro de gastos feitos “no dia do reinado” já em 1823. É nossa intenção resgatar essa tradição popular já presente em nossa comunidade desde o século XIX.

Foto tirada da torre da Matriz, com vista para a Capela do Rosário e fórum.  Capela de Nossa Senhora do Rosário

Altar Mor Retábulo de N. Sr.ª da Mercês Detalhe da pintura do forro de
José Joaquim da Natividade