Capela de Nossa Senhora do Livramento


A Capela do Livramento data do segundo quartel do século XVIII. Em 2 de abril de 1753, se registrou (conforme documento nº 11 transcrito abaixo) uma Provisão passada em favor do Pe. Manoel Gomes da Costa, morador da freguesia dos Prados, para erigir uma capela, com invocação de Nossa Senhora do Livramento e Santo Ignácio, na dita fazenda.

 

Documento nº 11

“Em os 2 de abril de 1753 se registrou uma provisão passada em favor do Padre Manoel Gomes da Costa, morador da Freguesia (Paróquia) dos Prados, para erigir uma capela com a invocação de N. Sra. do Livramento e Santo Ignácio, na dita sua fazenda”.(De fls. 36 do livro de registro de Provisões da Cúria Metropolitana de Mariana).

É uma capela modesta, porém de construção sólida e localizada na parte mais alta de uma colina, de onde se descortina um belo panorama.

Está circundada por um muro de pedra. Esta parte fechada é o adro que também já serviu de cemitério, por muitos anos, antigamente. Tem um frontispício simples, sem ornatos, com uma porta de madeira, almofadada e duas janelas. Ligada à Igreja, e num mesmo plano, fica a torre com um sino. Nas partes laterais tem duas portas, uma de cada lado. Do lado esquerdo há um acrescento, onde fica o chamado “quarto dos milagres” – lugar onde se acham depositados diversos objetos doados aos santos como satisfação de uma promessa feita à Santa. Mais atrás, na altura da capela-mor, está a sacristia pequenina. Dentro, a capela é também muito simples, com um altar somente. Logo depois da entrada principal fica uma pia de batismo e o recinto destinado ao coro, cujo acesso se faz por uma escada também simples e de madeira.

 

 Foto da Capela do Livramento em tempos antigos, quando ainda não havia a torre.

Compartilhe esta página:

Paróquia de Prados nas redes sociais

         

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Prados

Rua Prof. Antônio Américo, 05 - Centro - Cx. Postal 36 - Prados / MG - CEP: 36320-000

(32) 3353-6253            paroquia@portalvertentes.com.br

desenvolvido por IMINAS.com