Capela de Nossa Senhora de Fátima

Descrição sumária do histórico I fundação da Capela de N. S. de Fátima, Planalto de Fátima, Paróquia de Prados

Fonte: Livro de tombo paroquial número 04 de 1945 a 1954, transcrito manuscrito pelo então pároco, Revmo. Padre Francisco Eduardo de Assis.

Às 11 horas do dia 31 de agosto de 1953, em altar "artisticamente" armado na casa da escola foi celebrada a missa de abertura em intenção de todos os paraninfos. Logo após seguiu-se a cerimônia da benção da pedra fundamental da futura igreja com elevado número de paraninfos os quais assinaram a ata inaugural que foi colocada em um vidro hermeticamente fechado, lacrado, enterrado e chumbado com cimento na cava da pedra fundamental.

Naquela oportunidade foi fundada também a conferência de São Vicente de Paulo que ganhou o nome de Conferência de N. S. de Fátima.

A comissão encarregada da Construção da nova igreja sob a direção do pároco foi formada assim: José Mariano de Resende, Manuel Domingos de Souza, José Eugênio Jacques, José Antônio Ferreira, Roque do Amor Divino, Antônio Cirilo Jacques, José Raimundo de Souza, Joaquim Vicente de Melo, Olavo Gonzaga de Figueiredo, Vicente de Paum, Antônio Moreira da Silva, Antônio de Paula, Francisca Maria das Neves, Albertina Maria de Souza, Dometildes Rodrigues de Assis, Nilza Maria da Conceição, Maria Aparecida Rodrigues, Flora Maria de Souza, Maria Celestina da Silva, Maria Margarida Figueiredo, Maria Aparecida de Assis e Maria José de Resende.

Em 18 de outubro de 1954, às 10:00 horas foi celebrada a cerimônia de benção da imagem de N. S. de Fátima com um metro de dimensão oriunda de Portugal na capela ainda em construção. O ato foi paraninfado por grande número de padrinhos que depositavam suas doações ao pé da imagem juntamente com o ósculo de amor e veneração. Em seguida o Revmo. Pe. Boaventura Foma discursou sobre a consagração ao Sagrado Coração de Jesus preparando assim a entronização nos lares das famílias da comunidade, seguido pela celebração da santa missa com elevado número de fiéis.

Em 26 de dezembro de 1954 foi celebrada a bênção litúrgica solene da igreja e a missa festiva com participação ativa da comunidade e adjacências. Sendo que na véspera, 25 a chegada oficial da imagem se deu em clima de festa e procissão organizada de um quilômetro de caminhada, orações cantos e muito fervor.