Capela de Nossa Senhora das Graças

Fachada da Capela

ORIGEM DA CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRACAS DO SÍTIO

No dia 09 de julho de 1952 tivemos a primeira conversa entre Mozart Ferreira Franco e Pedro Patrício, nesta conversa ficou combinado que seria construído uma capela em nossa comunidade do sitio.

Os senhores João Basílio de Melo e Pedro Teotônio Resende doarão uma área de terra de 1 hectare para a construção da capela.

No dia 28 de março de 1954 foi celebrada a primeira missa e a benção da pedra fundamental. O Padre Assis doou a pequena imagem de Nossa Senhora das Graças e um crucifixo que se encontra na capela até hoje. Em setembro do mesmo ano construímos a capela-mor e a base do corpo da capela. No dia 11 de março de 1956 todos os homens da região se reuniram no total de 90 homens e 4 arados de boi para fazer a estrada da boa vista até na capela, ninguém cobrou um tostão sequer. A população do sitio era mais pobre que hoje. Em 1955 fizemos 22 mil tijolos. No dia 13 de julho de 1956 começamos a levantar as paredes da capela, e no dia 27 de agosto do mesmo ano estava tudo pronto e ainda sobrou 25 mil cruzeiros, que deu para fazer o altar que gastou 29 dias de serviço todo em cedro, fez também uma cômoda, um andor e comprou os paramentos tudo pronto para benção que seria no dia 27 de novembro de 1956, como estava chovendo muito, foi transferido para o dia 10 de fevereiro de 1957. A benção da imagem foi em Pinheiro Chagas e logo após saíram em procissão em direção à capela, dai aconteceu o primeiro milagre de Nossa Senhora das Graças, a procissão estava caminhando para o sitio quando armou uma chuva de proporções muito fortes, foi ai que o Padre Assis rezou as três Ave Marias de sua devoção e de repente à nuvem partiu ao meio e encostando para os lados às pessoas que ficaram com medo e voltaram para traz molharam e muito, quem seguiu com a procissão chegou à capela enxuto.

A imagem da padroeira foi doada pelos senhores Joaquim Teresa Jaques e Francisco de Almeida Franco.

19 de julho de 2006
Sitio nossa Senhora das Graças