Restauração de bens

Há muito nossa Igreja Matriz se encontra em processo de restauração. Podemos dividir esse processo em etapas e vale ainda ressaltar que as restaurações estão sendo feitas, algumas com recursos da própria comunidade, outras com recursos público. Ao longo do tempo, os elementos artísticos de nossa Matriz sofreram intervenções inadequadas, como repinturas. O trabalho que hoje é feito, visa, dentre outros, remover as repinturas e descobrir a pintura original. È um processo muito interessante, vale a pena conferir!

RESTAUROS JÁ CONCLUÍDOS:

• Restauração do forro da capela-mor da Igreja Matriz (recursos públicos);
  • Restauração do forro da capela-mor da Capela de Nossa Senhora do Rosário (recursos públicos);
  • Remoção da repintura do camarim do altar-mor da Igreja Matriz (recursos da paróquia);
  • Reforma da instalações elétricas da Matriz e colocação de novos pontos de iluminação (recursos públicos);
  • Restauração do retábulo de Nossa Senhora das Dores ou “Sete espadas” (recursos da paróquia);
  • Restauração do retábulo de Nosso Senhor dos Passos e púlpito (recursos da paróquia).
  • Restauração do altar-mor da Capela de Nossa Senhora do Rosário (recursos da paróquia).

TRABALHOS DE RESTAURAÇÃO EM ANDAMENTO:

Um dos bens históricos da Capela de Nossa Senhora do Rosário - A definir - (recursos da paróquia).

PROJETO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS:

Além das iniciativas descritas acima, encontra-se aprovado pela Lei do Mecenato, projeto de restauração de elementos artísticos da Igreja Matriz. O projeto está em fase de captação de recursos.

Este projeto, já aprovado pela Lei do Mecenato, sob o n.º Pronac 061555 - Área “patrimônio Cultural” – Processo n.º 01400.014951/05-39 – Publicação no D.O.U. de 13.04.2006/seção 1/folhas 31, poderá ser patrocinado com a obtenção de incentivos fiscais e/ou recursos não incentivados, na forma de doação. Serão disponibilizadas cotas de PATROCÍNIO, CO-PATROCÍNIO, APOIO e COLABORAÇÃO. Os valores dessas cotas e formas de reciprocidade serão negociados, conforme interesse e disponibilidade de investimento dos interessados.

A conservação e Restauração dos Elementos Artísticos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, pelo seu valor cultural, agregam à marca dos patrocinadores novos valores.

CONTATO:

Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros