There isn't any images, Please upload via modules management in admin section

A Paróquia de prados

Sabe-se que a freguesia (nome que se dava às povoações, do ponto de vista eclesiástico) de Nossa Senhora da Conceição de Prados, no arraial do mesmo nome, pertencente à Vila de São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes, foi uma das primeiras que surgiram em Minas Gerais, havendo registro de sua existência, constante de documento do Arquivo Histórico Colonial de Lisboa, já em 1715.

No ano de 1718, a Paróquia  de Nossa Senhora da Conceição de Prados foi provida canonicamente pelo bispo do Rio de Janeiro e, em 16 de janeiro de 1752, um Alvará Régio criou a Vigairaria Colada à Igreja Matriz de Prados, já então subordinada ao Bispado de Mariana. Os vigários colados, ao serem provisionados pelo bispo, recebiam a paróquia em propriedade e adquiriam o direito a uma renda anual, a côngrua, paga diretamente pela Coroa Portuguesa para evitar a mendicidade dos padres e afastá-los dos ofícios tidos por indecorosos.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Prados faz parte da Diocese de São João del Rei desde a criação desta, em 1960, e foi feita sede de forania em 1989.

(Dados históricos extraídos do livro Memória Histórica de Prados, 2ª ed., Dario Cardoso Vale, Belo Horizonte - Armazém de idéias, 2000).

FOTOS EM DESTAQUE

Festa de Nossa Senhora do Livramento em 2007

VÍDEO EM DESTAQUE

Confira o site da diocese de São João del-Rei em: http://www.diocesedesaojoaodelrei.com.br/