Culto da Imaculada Conceição

O culto à Mãe de Jesus remonta aos primórdios do cristianismo e, desde a idade Média, repartiu-se em diferentes devoções, das quais uma das principais é a Imaculada Conceição de Maria, ou seja, sua concepção sem a mancha do pecado original, que já era celebrada pela cristandade no dia 08 de dezembro no século VIII.

No reino de Portugal, o culto a Nossa Senhora da Conceição foi instituído oficialmente pelo rei D. João IV no ano de 1646 e, a partir de então, passou a ser a mais popular festa Mariana celebrada no Brasil. A devoção pessoal dos primeiros povoadores do Arraial dos Prados deve explicar a dedicação do templo à Imaculada Conceição.

Em 8 de dezembro de 1854, com a publicação da bula Ineffabilis Deus pelo papa Pio IX, foi declarado dogma de fé, a Imaculada Conceição da Maria.

(Informações extraídas de: Acervo da Música Brasileira. Restauração e Difusão de Partituras. Livro IV: Conceição e Assunção de Nossa Senhora. Belo Horizonte, Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2002)