Santos Reis

SANTOs REIS (clique para saber mais)

Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para venerar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número. São figuras constantes em relatos do natividade e nas comemorações do Natal.

A festa de Santos Reis

Data:Janeiro
Local: Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Centro de Prados
Missa Festiva e logo após, visita da Folia de Reis ao presépio

"(...) e entrando na casa, encontraram o Menino com Maria, sua mãe, e prostando-se, o adoraram, e abrindo seus tesouros, lhe ofereceram presentes de ouro, incenso e mirra." (Mateus, 2,9 –11)

Provavelmente, a Folia de Reis possui origem medieval, já que os primeiros dramas e encenações litúrgicas eram feitos baseados na visita dos magos e pastores ao Menino Jesus. Na Idade Média, era comum a dança e a comida em cerimônias religiosas.

Os colonizadores portugueses trouxeram para o Brasil a devoção aos Santos Reis. Encontram-se referências em cartas, romances e relatos de viagens e as comemorações eram feitas no dia 6 de janeiro. Segundo Luís Câmara Cascudo, "a folia era, no Portugal Velho, uma dança rápida ao som de pandeiro ou adufe, acompanhada de cantos." As danças e cantos comuns no século XVI tinham origem no Cristianismo que se fundiu com as cerimônias pagãs e judaicas.

A folia desembarcou no Brasil através dos jesuítas, com danças e cantos, cerimônias e dramas litúrgicos. Realizando procissões, as pessoas saíam de casa em casa cantando e recebendo pequenos agrados. Havendo uma política de repressão feita pela Igreja à manifestação, o evento tornou-se mais forte, recebendo adesão de mais pessoas: saíndo das igrejas e procissões, a folia incorporou-se nas comunidades rurais e em pequenas capelas.