Santo Antônio

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Data: Junho.
Local: Igreja de Santo Antônio - Pinheiro Chagas.
Tríduo preparatório e encerramento dia 13 de junho. Barraquinhas, leilões, quadrilhas, fogueiras, etc.

Sobre santo antônio

Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde estudou os preceitos de Santo Agostinho, tornando-se frei em 1210.

Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913.

Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.

Após uma crise de hidropisia (Acúmulo de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo), Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.

Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

ORAÇÃO

Santo Antônio, muitos têm recorrido com viva fé
à vossa intercessão junto a Deus, alcançando as graças desejadas!
Desejam ter êxito em seus afazeres,
achar um objeto perdido, ter felicidade no lar,
obter saúde por uma pessoa enferma, conseguir conversão
de alguém afastado de Deus, emprego ou outros benefícios e os têm conseguido.
Aqui estamos também nós, confiando no poder
e na bondade de Deus e, ao mesmo tempo, confiando na ajuda
dos Santos e Santas do céu, particularmente em vossa
intercessão, Santo Antônio de Pádua e de Lisboa!
Favorecei-nos hoje e sempre para que sejamos vencedores
sobre todas as dificuldades e fazei que Deus derrame constante
proteção sobre nossas vidas e nossas famílias!
Amém!