Nossa Senhora do Livramento

FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Data: Junho.
Local: Capela de Nossa Senhora do Livramento - Zona Rural.
Tríduo preparatório e dia festivo.

SOBRE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Sabemos que Maria, a quem chamamos, carinhosamente de Nossa Senhora é uma só, a mãe de Jesus. A mesma Maria, recebe diversos títulos ou poderíamos dizer, apelidos carinhosos da parte de nosso povo. Os títulos de N. Sra. são muitos e podem ser de origem litúrgica, histórica ou popular. De origem litúrgica temos, por exemplo, Assunção, Conceição etc. Os de origem histórica são aqueles que se referem aos lugares de origem de uma devoção, como nos casos de Lourdes, Fátima etc. Por último, os títulos marianos podem ser de origem popular, como N. Sra. da Saúde, Bom Parto, D’ajuda, estes, geralmente títulos ligados a momentos difíceis da vida do povo.

E a devoção a N. Sra. do Livramento? Qual a sua origem? Esta devoção é de origem portuguesa. Portugal tinha sido invadido pelas tropas de Filipe II que se julgara herdeiro legítimo da coroa portuguesa. Um representante da Espanha mandou, na ocasião prender a todos os nobres portugueses que se recusassem a prestar homenagens aos invasores espanhóis. Entre os presos estava Rodrigo Homem de Azevedo, ardoroso defensor de sua Pátria. Sua esposa, devota de N. Sra. diante da prisão de seu marido recorreu à Virgem Maria neste momento de angústia. Durante a novena que fazia à N. Sra., a esposa de Rodrigo sonhou as nove noites com a Virgem Maria que lhe dizia: “não te preocupes, eu que tudo posso, o livrarei. Se puderes, em algum tempo, edificar-me-ás uma casa”.

Terminada a novena, Rodrigo Homem de Azevedo foi libertado. Ele, sabendo da graça que havia alcançado, em agradecimento mandou confeccionar uma imagem de N. Sra. do tamanho e da forma da visão que tivera sua esposa, isto é, vestida de branco, com os cabelos soltos e o menino Jesus no colo.

Devido à palavra de N. Sra. dita em sonho “eu o livrarei” Rodrigo homem de Azevedo deu-lhe o título de N. Sra. do Livramento. Mais tarde o mesmo construiu-lhe uma Igreja conforme o pedido de N. Sra. em sonho.

Oração

Mãe Santíssima, Senhora do Livramento, com toda disponibilidade a Senhora se colocou a serviço de Deus e dos irmãos e irmãs. Com perseverança levou adiante sua missão, com carinho educou o menino Jesus.

Ao lado de São José, formou o santo lar de Nazaré. Ajudai-nos, a fazer de nossas famílias, um novo lar de Nazaré, onde reinem a paz e a concórdia.

Livrai-nos da descrença, do orgulho e da ambição. Livrai-nos da desunião e do rancor, dos perigos da imoralidade.

Ó Mãe querida, conduzi-nos a seu filho Jesus, nosso Salvador, a fim de “fazermos tudo o que Ele nos disser”. AMÉM.